Universidade Federal do Rio de Janeiro
Laboratório de Genética Molecular Vegetal

HISTÓRICO E NÚCLEOS DE PESQUISA

*


A implantação do Laboratório de Genética Molecular Vegetal na estrutura da Universidade.


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi fundada em 1920, e é composta por seis Centros : o de Ciências da Natureza e Matemática (CCMN), o de Tecnologia (CT), o de Ciências da Saúde (CCS), o de Filosofia e Ciências Humanas(CFCH), o de Letras e Artes (CLA) e o de Ciências Jurídicas e Econômicas(CCJE). Cada Centro é composto por diferentes Institutos, distribuídos em diferentes áreas de diversos Campus : o da Cidade Universitária na Ilha do Fundão (campus principal), o da Praia Vermelha, o do Largo de São Francisco, e o do Passeio Público.

O Laboratório de Genética Molecular Vegetal - LGMV - está situado no Departamento de Genética, no Instituto de Biologia, no Centro de Ciências da Saúde, localizado no campus principal da Ilha do Fundão.

O LGMV é composto por duas unidades principais : o Laboratório de Cultura de Tecidos e o Laboratório de Biologia Molecular de Plantas. A primeira unidade foi fundada pelo Professor Antonio R. Cordeiro emn 1983. Em 1987, ele deu início a implantação da unidade de Biologia Molecular de Plantas, contando com o auxílio do Dr. Benedikt Timmerman e em estreita colaboração com o Laboratório de Genética de Plantas, da Universidade de Gent (RUG). No período de 1990 a 1997 o LGMV ficou sob a coordenação da Dra. Dulce E. de Oliveira.
 

Atualmente, o LGMV é coordenado por um grupo de três pesquisadores permanentes, responsáveis por diferentes sub-projetos:

                                        Núcleo de pesquisa do Prof. Gilberto Sachetto-Martins
                                        Núcleo de pesquisa do Prof. Marcio Alves Ferreira
                                        Núcleo de pesquisa do Profa. Maité Vaslin

 
 
 

   O LGMV possui uma infraestrutura diversificada, que permite o desenvolvimento de pesquisa de qualidade nos campos da genética, bioquímica, biologia molecular, cultura de tecidos e biotecnologia. O grupo, composto por mais de 40 integrantes, consiste de estudantes de graduação (iniciação científica), pós-graduação a nível de mestrado e doutorado, pesquisadores estrangeiros e nacionais em pós-doutorado e professores com dedicação exclusiva.

*

 

        A Unidade de Biologia Molecular Vegetal está envolvida principalmente em trabalhos relacionados aos mecanismos de defesa das plantas, na regulação da expressão gênica e no estudo de vírus vegetais. As pesquisas também estão voltadas para o desenvolvimento de plantas que apresentem uma maior resistência a patógenos.


*